Fórum - Cancro da Mama
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é a Hormonoterapia?

Ir para baixo

O que é a Hormonoterapia? Empty O que é a Hormonoterapia?

Mensagem  Madalena Dom 05 Jul 2009, 14:54



A hormonoterapia conta como mais uma das armas da luta contra o cancro, utilizando-se para o efeito um "medicamento" que se designa por Tamoxifen.

Tamoxifen é um antagonista do receptor dos estrogénios no tecido mamário e por isso, utilizado no tratamento do cancro da mama.

Alguns tumores mamários, são hormonodependentes, ou seja, precisam de uma hormona específica, neste caso o estrogénio para crescer. O estrogénio liga-se e activa os receptores de estrogénio nas células do tecido mamário. O Tamoxifen é metabolizado em componentes que também se ligam aos receptores de estrogénio, mas não o activam. Por consequência, o Tamoxifen impede que o estrogénio se ligue ao seu receptor, fazendo com que o crescimento da célula, seja bloqueado.

O Tamoxifen foi descoberto pela ICI Pharmaceuticals (agora AstraZeneca)

Desde 1973 que milhões de mulheres têm sido tratadas com Tamoxifen. Tem-se verificado que é uma droga bastante segura e eficaz em mulheres com cancro da mama quer antes ou depois da menopausa.

O Tamoxifen actua contra o cancro da mama em todos os estados da doença, podendo prevenir que este reincida após o tratamento inicial ou pode controlar o cancro da mama que se espalhou por outras partes do corpo.

Madalena

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : Queluz

https://cancrodamama.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos