Fórum - Cancro da Mama
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como nasceu o Fórum - Cancro da Mama?

Ir para baixo

Como nasceu o Fórum - Cancro da Mama? Empty Como nasceu o Fórum - Cancro da Mama?

Mensagem  Madalena Sex 19 Jun 2009, 02:41

Após alguns atarefados dias na construção da estrutura do fórum, que agora partilho convosco, mostrava-o a um amigo, ainda severamente incompleto. Perspicazmente questiona-me:

- “Mas como é que te lembraste disto?”

Esgravatei as minhas memórias, tentando apanhar a ponta da meada que há muito se fiou.

Em termos académicos, este meu desafio começou em 2000, estava eu no 2º ano do curso de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Tive o privilégio de ter aulas com o Fisioterapeuta Nuno Duarte, Fisioterapeuta no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG), o qual considero dos melhores profissionais que conheço, quer em termos técnicos, como humanos.

Viria, mais tarde nesse ano, a ser meu orientador de estágio no IPOFG e aquilo que estudei por grandes maços de papel, finalmente ganhou rostos, muitos, com esta primeira experiência. Voltaria a repeti-la no ano seguinte. Começou a desenvolver-se um gosto pela área, muito especial.

Profissionalmente no Hospital onde trabalho, fui aos poucos conhecendo mais uns rostos desta doença, e estes rostos começaram a ganhar formas mais definidas. Fui compreendendo melhor as dificuldades destas mulheres, com tudo aquilo que partilham comigo.

Percebi principalmente, que têm muitas dúvidas. Que se inibem perguntar o que querem saber, junto dos profissionais de saúde que as acompanham ao longo do processo terapêutico.

Nós, profissionais de saúde, por vezes estamos tão concentrados no tratamento, na cura, que não damos espaço para o paciente falar das suas preocupações, das suas dúvidas, da forma como está a viver a sua doença.

Nunca querendo substituir a conversa que o paciente deve ter com o seu médico, enfermeiro, fisioterapeuta, radioterapeuta, etc., este fórum tenta colmatar essa falta, com as vantagens de:

- haver uma “monitorização” de profissionais de saúde de várias áreas, que tentarão retirar crueza dos sites informativos, que contém listas intermináveis de informação, algumas vezes incorrecta, que se não for explicada devidamente, pode provocar um aumento dos níveis de ansiedade do doente e familiares/amigos, desnecessariamente;

- podermos falar sobre os assuntos, assumindo ou não a nossa verdadeira identidade.

A doença oncológica tem uma reconhecida pesada carga emocional, mas é importante que a força e a coragem se estendam não só na cura da doença, como também no assumir da doença perante a sociedade. Contudo, é compreensível que nem todas o queiram fazer e por isso, sintam-se “à vontade” de inventar um nome para se identificarem.

Por achar que o Cancro tem de ser uma doença assumida, não criei qualquer eufemismo para designar este fórum, tendo ficado Fórum – Cancro da Mama. Não nego que não tenha reflectido nalguns nomes, contudo considerei que o estigma social desta doença não podia ser fomentado no nosso seio, o dos profissionais de saúde.

Sendo uma doença de intervenção de muitos saberes, reuni um grupo de profissionais com experiência em diferentes áreas do seu tratamento, tentando assegurar assim, o melhor acompanhamento virtual possível.

Lamento apenas, que a internet seja um saber apenas de alguns, não permitindo a acessibilidade a todos.

Este fórum foi criado em homenagem às minhas heroínas, amigas, que tratei, trato e irei tratar.

Deixo aqui o melhor que sei, o melhor de mim.

Estão no meu coração. Sempre!

Madalena

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : Queluz

https://cancrodamama.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos