Fórum - Cancro da Mama
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Madalena – Fisioterapeuta: Uma "breve" biografia profissional

Ir para baixo

Madalena – Fisioterapeuta: Uma "breve" biografia profissional Empty Madalena – Fisioterapeuta: Uma "breve" biografia profissional

Mensagem  Madalena Qua 16 Set 2009, 01:46

Reportando-me apenas às formação relacionadas com esta patologia...


Madalena – Fisioterapeuta: Uma "breve" biografia profissional Essa4


Formo-me em 2002 na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, saindo Licenciada em Fisioterapia.

Durante a minha formação, em 2000, tive o primeiro contacto com as técnicas de tratamento do Linfedema, tendo como professor, o Fisioterapeuta Nuno Duarte.


Madalena – Fisioterapeuta: Uma "breve" biografia profissional HospIPOLisboa1

Ainda nesse ano, venho a realizar um estágio no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPOFG), sob orientação do Fisioterapeuta Nuno Duarte. O estágio centrou-se na abordagem precoce da(o) doente submetida(o) a cirurgia oncológica da mama. Esta abordagem inicia-se no internamento (ensino dos cuidados a ter e exercícios) e prolongava-se durante as semanas seguintes, enquanto realizavam os tratamentos de radioterapia (reforço dos ensinamentos dados no internamento e exercícios específicos para manutenção das amplitudes articulares, tratamento de Linfedemas de instalação muito precoce, etc.).

Em 2001, volto ao IPOFG para um novo estágio, contudo este centra-se na abordagem mais tardia da(o) doente, passados meses ou anos após a cirurgia, ou seja, no tratamento do Linfedema.

Em 2003 assumo funções no Hospital onde actualmente estou e começo a receber os raros casos de linfedema que iam surgindo. Nesse mesmo ano realizo no IPO um novo curso de “Terapia Linfática Descongestiva” com o Fisioterapeuta Nuno Duarte como formador.


Madalena – Fisioterapeuta: Uma "breve" biografia profissional Onde_fmh Madalena – Fisioterapeuta: Uma "breve" biografia profissional 22310121


Em 2004 faço uma Pós-Graduação na área da Geriatria na Faculdade de Motricidade Humana, e sigo para o Mestrado em Saúde Comunitária na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (ainda me falta concluir a tese... Suspect ) onde tenho contacto com questões mais do foro epidemiológico e de investigação na área do cancro.

Em 2008 volto a aprofundar os conhecimentos na área linfática ao assistir ao curso “Abordagem da Fisioterapia no Cancro da Mama – Terapia Linfática Descongestiva” novamente com o Fisioterapeuta Nuno Duarte como formador.

Em 2009 tenho de certa forma o convite para colaborar com o grupo de trabalho num projecto que visa melhorar o acompanhamento das(os) doentes deste foro no meu Hospital. Pretendemos acompanhar a(o) doente ao longo de todo o percurso, pré e pós cirúrgico imediato e após a cessação das terapias oncológicas ou seja, ao longo de toda a vida da(o) doente, através de consultas Médicas de rotina, como também de tratamentos de Fisioterapia, sempre que se justifique. Alguns dos objectivos já se encontram a ser atingidos, contando com um número alargado de colegas altamente qualificados, pois para o tratamento de doentes deste foro, temos como pré-requisito, a realização de pelo menos uma formação específica na área.

Ainda em 2009, realizo mais um curso de especialização, o “TRATAMENTO FÍSICO DO EDEMA/INTERVENÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO CANCRO DA MAMA”, método LEDUC, da École de Drainage Lymphatique Bruxelles dado pelo próprio Professor Leduc, criador da técnica e um dos principais investigadores a nível mundial na área da linfologia e pelo Fisioterapeuta Nuno Duarte.

Por fim, mas sem menos mérito, diariamente faço a melhor formação de todas, convosco, minhas/meus doentes. Smile

Madalena

Mensagens : 30
Data de inscrição : 17/06/2009
Localização : Queluz

https://cancrodamama.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos